1º Módulo do curso Controle Interno da Gestão Administrativa começa na terça-feira, 10

Os módulos do curso foram lançados na palestra sobre Controle, Compliance e Administração Pública Gerencial, realizada dia 02/03, realizada pela Esasp. Foto: Gabriel Retondano / Sead

O Governo do Estado, por meio da Escola de Gestão e Aperfeiçoamento do Servidor Público (Esasp), realiza o primeiro módulo do curso Controle Interno da Gestão Administrativa, nos dias 10 e 11, das 14h30 às 17h, no auditório da Secretaria de Estado de Administração e Gestão (Sead). O curso do 1º módulo é O Compliance e a Administração Pública, faz parte do programa Controle Interno e Aprimoramento da Gestão Administrativa. A Esasp é uma coordenadoria da Sead e os módulos serão ofertados em parceria com a Controladoria Geral do Estado (CGE).

Toda a programação é voltada para os servidores que atuam na área, terá a duração de oito meses e será desenvolvida em 11 módulos. Rogério Sá Nogueira, subcontrolador-geral da Transparência e Ouvidoria, Lúcia Magalhães, Subcontroladora-Geral de Controle Interno e Tereza Cristina Mota, assessora técnica da CGE serão os instrutores.

“Seguindo orientação dos órgãos de controle decidimos, em parceria com a CGE, oferecer o curso que, devido a sua importância e especificidade será realizado por meio de módulos,  enfocando temas como transparência e ouvidoria, fiscalização de contratos, prática de auditoria, licitações e contratos”, ressalta a secretária de Administração e Gestão, Inês Carolina Simonetti .

Compliance – “Despertar para a importância das práticas de Compliance na administração pública, bem como seu desenvolvimento no âmbito estadual, traçando as diretrizes básicas para sua aplicação, será o foco do módulo que abre a capacitação. O momento que vivemos clama por mecanismos de procedimentos internos eficientes e precisamos qualificar nossos recursos humanos para estar sintonizados com boas práticas e padrões dos órgãos reguladores” explica a secretária da Sead.

De acordo com o Controlador Geral do Estado, Otávio de Souza Gomes, a iniciativa em parceria com a Escola de Gestão e Aperfeiçoamento do Servidor Público iniciada em 2019 está sendo ampliada e fortalecida. “Por meio dessa programação que se estenderá por todo o ano, iremos capacitar os servidores visando implantar definitivamente o controle interno em toda a estrutura administrativa do Estado, na busca pela transparência e eficiência”, afirma.

Pré-inscrição – A coordenação da ESASP já disponibilizou a pré-inscrição no endereço eletrônico www.esasp.am.gov.br. Vale ressaltar que devido ao horário em que será realizado, o servidor interessado deverá submeter sua inscrição à aprovação da chefia e depois encaminhá-la ao agente Esasp do órgão onde atua para confirmação.