5 ESTRATÉGIAS PARA MANTER O FOCO E CRESCER NO TRABALHO!

Quem quer crescer no emprego precisa, em primeiro lugar, manter o foco no que está fazendo. No entanto, com tantas coisas acontecendo ao mesmo tempo, esse é um desafio e tanto que precisamos encarar todos os dias. Afinal, quem se deixa vencer pela distração acaba produzindo pouco e – o que é pior – se cansando muito. Para quem quer vencer essa guerra, aqui vão cinco dicas da psicóloga Nina Garcia Taboada. Concentre-se nelas!

1. Afaste-se dos vilões da produtividade

Você pode estar cansado de ouvir isso para manter o foco, mas precisa entender que não é “balela”: o celular com todos as suas possibilidades de comunicação pode, sim, tirar muito da sua energia e da sua concentração no trabalho. “Em situações trágicas, em que você tem de entregar alguma coisa num prazo curto, deixe o celular no silencioso ou no modo off-line”, recomenda Nina.

Também não vale ficar com as janelas das mídias sociais abertas no browser. O efeito é o mesmo de ficar com o celular na mão. É mais eficiente, por exemplo, você se dar 10 minutos depois do almoço para checar as mídias sociais e os grupos.

2. Reserve um período para os e-mails

Interromper tudo o que você está fazendo para responder e-mails o tempo todo também é um inimigo e tanto da concentração e faz você perder o foco. O ideal, segundo Nina, é reservar alguns momentos fixos do dia para essa tarefa. “Estabeleça, por exemplo, que vai ler e responder e-mails logo pela manhã e após o almoço”, diz ela. “E só.”

Se não for possível – e sabemos, sim, que nem sempre é – a dica é estabelecer critérios para separar o que é urgente do que não é. “Vale, por exemplo, combinar com os colegas de colocar ‘urgente’ no assunto da mensagem quando de fato ela necessitar de uma resposta imediata”, diz ela.

3. Faça um to do list

Se antes de começar a trabalhar você tiver clareza do que precisa ser feito tudo deve fluir muito melhor. Crie uma listinha com as tarefas do dia. Você pode fazer isso logo que chegar ao escritório ou, se for muito ansioso, na noite anterior. “Reserve dez minutos para fazer isso e organizar o seu dia”, recomenda Nina. Também vale a pena estimar quanto tempo você levará em cada tarefa para saber se a lista é viável e se vai mesmo sobrar tempo para qualquer distração.

4. Alterne períodos de concentração

Outra dica interessante da psicóloga é que você se organize para ficar de 20 a 25 minutos superconcentrado em alguma coisa e depois, como prêmio, poder bater um papo com o colega ou levantar para um café. “Essa estratégia aumenta as chances de você trabalhar mais em menos tempo”, diz ela. “Ninguém consegue se concentrar muito por períodos muito longos.”

5. Controle a ansiedade

Segundo Nina, essa é uma das grandes vilãs da produtividade. “Pessoas muito ansiosas querem fazer tudo ao mesmo tempo e acabam perdendo o foco”, diz ela. “No fim do dia, estão exaustas e normalmente não terminaram nada.”

 

Este texto foi retirado do site VAGAS. Clique Aqui e confira o conteúdo completo.