Arquivo Público do Amazonas firma parcerias com instituições e vai publicar revista sobre acervo de documentos do Estado

 

Parcerias com instituições e o retorno de uma revista que traz artigos e estudos estão entre os planos da nova gestão do Arquivo Público do Amazonas, órgão da Secretaria de Estado de Administração e Gestão (Sead). As iniciativas já começam a virar realidade.

Segundo o chefe do Arquivo Público, Marcelo Araújo Silva, a Revista do Arquivo Público circulou pela primeira vez entre 1906 e 1908. Ficou por alguns anos sem ser publicada. As últimas edições foram lançadas entre 2000 e 2001. “A revista, que pretendemos relançar em breve, traz artigos sobre o acervo do Arquivo Público, a história do Amazonas e a aplicação de técnicas da arquivologia”, explicou Marcelo.

Em relação às parcerias, uma das instituições é a Universidade Federal do Amazonas (Ufam). “Com essa instituição, a parceria está ação bem adiantada. O arquivo público começa a ser um espaço de campo para atividade de extensão de acadêmicos do curso de arquivologia da Ufam”, disse. Essa inciativa tem início em abril.

Marcelo contou que os universitários irão trabalhar com documentos referentes ao porto de Manaus. “Será feito o mapeamento e descrição por meio de técnicas e métodos da arquivologia. Futuramente, o resultado desse trabalho estará disponível na internet. Um pesquisador poderá, por exemplo, por meio dessa descrição, saber exatamente o que vai encontrar nos documentos históricos”, explicou.

O Arquivo Público também será campo de estágio para acadêmicos de instituições de ensino. E, ainda, deve firmar parceria técnica com o Arquivo Publico de São Paulo com foco na gestão de documentos.

Essas iniciativas foram apresentadas durante evento em comemoração aos dez anos do curso de Arquivologia da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC) da Ufam, durante uma mesa redonda na qual Marcelo Araújo Silva participou. O evento “10 Anos do Curso de Arquivologia” ocorreu entre os dias 3 e 5 de abril na própria universidade.