Em Brasília, servidores da Sead Amazonas debatem sobre inovação e modernização administrativa para os estados

Fabrício Marques, presidente do Consad, e palestrantes convidados para a abertura do 11º Congresso Consad de Gestão Pública. Foto: Gabriel Retondano / Sead


De 22 a 24 de março, Consad debate os principais temas que envolvem a Administração Pública brasileira

Em Brasília, secretários e técnicos de administração pública de todo o Brasil, estão até quinta-feira (24/03), debatendo dez áreas temáticas, sobre reforma administrativa, inovação e sustentabilidade, no 11º Congresso de Gestão Pública do Conselho Nacional de Secretários de Estado de Administração (Consad). Do Amazonas, o secretário da Sead, Fabrício Barbosa, que também é conselheiro do Consad, e quatro servidores, integram o Congresso e são avaliadores de artigos submetidos previamente ao evento.

“Estamos trabalhando e capitaneando o projeto de tecnologia e transformação digital no estado do Amazonas, juntamente com as Unidades de Gestão Integrada, a UGI; de Projetos Especiais, UGPE; Prodam e Sefaz”, destacou Fabrício Barbosa, titular da Sead. “Desde 2020, o governador Wilson Lima iniciou o processo de transformação digital, um ano de transformações tecnológicas”, disse.

As áreas debatidas no Consad, realizado no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, concentram-se nos eixos: gestão de pessoas, governo digital, compras públicas e concessões e parcerias público-privadas (PPP), escolas de governo, transformação digital, ciência de dados, comunicação institucional, responsabilidade ambiental, social e governança, além de transição de governo.

“A gestão pública no Brasil passou por grandes transformações durante a pandemia. Podemos citar, por exemplo, a agenda da transformação digital, muito acelerada nesses últimos anos. O 11º Congresso Consad é uma oportunidade ímpar para mostrar ao país essa ‘nova roupagem’ para a Gestão Pública. Um evento com um olhar para o moderno, criativo, inovador”, destacou o presidente do Consad, Fabrício Marques, secretário estadual de planejamento, gestão e patrimônio de Alagoas.

A palestra de abertura contou também com a participação do ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Antonio Anastasia, e do presidente da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), Diego Costa.

Na manhã desta quarta-feira (23/03), a coordenadora da Escola de Gestão e Aperfeiçoamento do Servidor Público, do Governo do Amazonas (Esasp Amazonas), Ana Virgínia Aguiar, estará atuando como avaliadora de artigos científicos submetidos ao Congresso Consad, na temática Escola de Governo.

Três dias de painéis – Além das palestras principais, vários painéis serão realizados nos três dias de evento. Na quinta-feira (24/03), a ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), participa do painel sobre protagonismo feminino no setor público.

Secretários e gestores públicos de todo Brasil estão discutindo a modernização administrativa. Foto: Gabriel Retondano / Sead