Esasp vai ofertar 116 cursos em 2020 e capacitar 7 mil servidores

Fotos: Tácio Melo / Secom

O foco dos treinamento é a melhoria da prestação do serviço público e eficiência da gestão de órgãos e secretarias do Estado

O Governo do Amazonas estima capacitar cerca de 7 mil servidores em 2020 por meio da Escola de Gestão e Aperfeiçoamento do Servidor Público (Esasp). O foco do treinamento é a melhoria da prestação do serviço público e eficiência da gestão de órgãos e secretarias do Estado. Nesta segunda-feira (09/04), ocorreu a aula magna que marca o início do ano letivo da Esasp, uma coordenadoria da Secretária Estadual de Administração e Gestão (Sead). A aula magna teve o tema “Planejando as Políticas Públicas” e foi ministrada pelo vice-governador do Amazonas e secretário de Estado chefe da Casa Civil, Carlos Alberto de Souza Almeida Filho.

Neste ano, serão ofertados 116 cursos e essas capacitações. “A própria constituição federal exige o aperfeiçoamento do servidor público. O mandamento que aconteceu após a reforma administrativa de 1998 tem exigido isso dos poderes públicos e as Escolas de Governo são essenciais. No caso do Governo do Amazonas, com a nova roupagem dada pelo governador Wilson Lima, a Escola de Gestão e Aperfeiçoamento do Servidor tem como finalidade fazer com que haja o aprimoramento das nossas práticas e políticas de governo e isso só se faz com a atualização dos servidores”, disse Carlos Almeida Filho.

As opções de curso foram reunidas no Catálogo de Cursos 2020, lançado durante a abertura do ano letivo da Esasp. “O catálogo de cursos é feito com base em um levantamento feito com todas as secretarias e com todos os órgãos da administração direta e indireta e baseado nessa necessidade de cada órgão é feito o calendário de cursos visando a capacitação, a formação e, principalmente, a valorização do servidor público”, disse a secretária da Sead, Inês Carolina Simonetti.

De acordo com a titular da Sead, o Catalogo de Cursos auxilia os servidores do Estado na escolha da melhor ação para o desenvolvimento de suas competências. A Escola de Gestão e Aperfeiçoamento do Servidor Público, segundo Inês Carolina, é um grande elo de pacificação social entre os poderes e a sociedade. Para ela, o comprometimento do servidor em aprimorar sua qualificação trará frutos inestimáveis para toda a população. “Desta forma, convidamos os profissionais da administração direta e indireta, para que tenham em nossa escola, a confiança e a referência de gestão no Estado”, declarou.

Balanço – Durante o ano de 2019, o Governo do Estado, por meio da Escola de Governo da Sead, ofertou 133 atividades, entre cursos, treinamentos, oficinas e palestras, agrupados em nove grandes áreas: Gestão de Pessoas, Gestão de Cadeia Logística, Gestão de Projetos e Processos, Gestão Ambiental e Sustentabilidade, Direito Administrativo, Direito Penal, Orçamento e Finanças, Tecnologia da Informação e Comunicação Organizacional e Segurança do Trabalho, além do Programa Valorização do Servidor. Como resultado dessas atividades, foram capacitados 3.684 servidores.

No decorrer de 2019, houve continuação da parceria com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), por meio da realização de dois cursos de especialização (MBA), ofertando 100 bolsas integrais de pós-graduação lato sensu, modalidade presencial, nas áreas de Gestão Pública e Planejamento e Orçamento Governamental, com término previsto para maio deste ano.

Ainda no ano passado, houve o prosseguimento da parceria com as faculdades Martha Falcão e Santa Teresa com a oferta de desconto de 50% nas mensalidades para servidores e dependentes participarem de cursos de graduação e pós-graduação.

O Programa de Valorização do Servidor, voltado para servidores ativos e aposentados, promoveu ações em parceria com a Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (FUnATI) e desenvolveu projetos nas áreas de saúde, educação, cidadania e emocional.