GOVERNO DO AMAZONAS COMEÇA A IMPLANTAR A POLÍTICA DE “USO ZERO” DE PAPEL NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

O Governo do Amazonas definiu, em decreto publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) do dia 26 de Abril, o Sistema Eletrônico de Informações (SEI) como suporte tecnológico de toda a gestão de documentos do Poder Executivo Estadual entrando, em definitivo, na política de paperless, a cultura organizacional que tem como objetivo acabar (integral ou parcialmente) o uso de papel nos órgãos e secretarias da administração pública. Quando totalmente implantado, o SEI deve gerar aos cofres públicos uma economia estimada de R$ 15 milhões por ano com a diminuição de uso de documentos oficiais impressos.

O SEI foi desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), a partir de 2013, e hoje é cedido gratuitamente às administrações públicas de todos os níveis pelo país. Exemplos como o Governo do DF, do Estado de Minas Gerais, já podem ser constatados. No Amazonas, o órgão responsável pela firmação do acordo de cooperação técnica que vai possibilitar o uso gratuito do software que gere o SEI será a Secretaria de Administração e Gestão (SEAD).

Entre as vantagens do novo sistema, estão a possiblidade de maior controle de documentos, confiabilidade, agilidade no trâmite de processos e facilidade de acesso através dos principais navegadores de internet do mercado. O SEI vai ser o suporte técnico do Sistema de Arquivos e Documentos do Estado do Amazonas (SAGED) e vai substituir o SPROWEB, software utilizado atualmente. Somente a Secretaria de Fazenda (SEFAZ) vai permanecer com o sistema próprio de gestão eletrônica de documentos.

O treinamento para os técnicos do Governo do Estado será planejado e executado pela Escola Governar da SEAD, dentro de um processo de capacitação e migração de todos órgãos para o novo sistema. A SEAD, em conjunto com a Processamento de Dados do Amazonas (Prodam) também será responsável pelo cronograma de migração da administração direta para o novo sistema.

“Com esse sistema a administração pública como um todo terá ganhos de gestão consideráveis, a começar pela economia de gastos com a compra de papel. Será a ligação entre o passado e o presente, tornando mais ágil a gestão de documentos no Estado do Amazonas”, disse a secretária da SEAD, Angela Bulbol de Lima.