GOVERNO DO AMAZONAS CRIA ESCOLA GOVERNAR PARA CONSOLIDAR POLÍTICA DE CAPACITAÇÃO DO SERVIDOR PÚBLICO

O Governo do Amazonas transformou, pelo decreto 38.979 publicado no Diário Oficial do Estado do dia 13 de abril, a antiga Escola de Serviço Público do Estado (ESPEA) em Escola Governar: Inovação em Governo do Amazonas . A nova unidade fará parte da estrutura da Secretaria de Administração e Gestão (SEAD) e terá como principal finalidade implementar as políticas de desenvolvimento e valorização do servidor público.

Entre as atividades previstas pelo decreto, a Escola Governar deverá coordenar e oferecer uma programação de eventos de treinamento, capacitação e aperfeiçoamento dos servidores públicos do Poder Executivo Estadual. Isso inclui cursos de educação profissional, por exemplo, de forma a priorizar as necessidades de cada órgão (secretarias, autarquias e fundações), apontadas pelos seus respectivos representantes. São os agentes de treinamento, já devidamente listados e indicados no site www.escolagovernar.am.gov.br.

A função dos Agentes de Treinamento é essencial para a boa comunicação entre a Escola Governar e os servidores públicos interessados nas atividades de capacitação. Segundo a Secretária Adjunta de Gestão de Pessoas da SEAD, Priscilla Atala, são os agentes que fazem a validação das pré-inscrições e a mediação com a escola governar sobre as atividades oferecidas. “Eles são os facilitadores dentro de cada órgão junto às nossas ações”, resume Priscilla.

A Escola Governar apresentou o seu catálogo de cursos no último dia 27 de março junto de várias outras ações programadas pela SEAD. Na ocasião, a Secretária titular da SEAD, Angela Bulbol de Lima, ressaltou a criação da Escola Governar como marco dentro da nova administração estadual. “Hoje, novamente sob a condução do Governador Amazonino Mendes, inauguramos uma nova Fase da Capacitação de Servidores, no âmbito do estado, que se desdobrará em sucessivas etapas que, como o Conhecimento – alma de tudo – não se encerra nunca”, finalizou Angela Bulbol de Lima (foto).