Governo do Estado retoma qualificação de apenados do semiaberto

Foto: Gabriel Retondano / Sead

Parceria entre Sead, Seap e Cetam será retomada nesta segunda-feira (17/08)

O Projeto Transformar, uma parceria entre as secretarias de Estado de Administração e Gestão (Sead), de Administração Penitenciária (Seap) e do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), retoma as atividades, paralisadas devido à pandemia, nesta segunda-feira (17/08). O Transformar, que ensina uma nova profissão aos apenados do regime semiaberto, traz economia ao Governo do Amazonas. Isto porque, através dele, equipamentos que seriam descartados, serão recuperados.

O curso, de 160 horas, tem por foco a qualificação técnica em manutenção e instalação de equipamentos de refrigeração – bebedouros, condicionadores de ar e freezers. Serão ofertadas 40 vagas, em duas turmas. Com o certificado de qualificação, os apenados que concluírem o curso poderão futuramente explorar a qualificação técnica.

Segundo a Secretária da Sead, Inês Carolina Simonetti, o projeto Transformar trabalha, simultaneamente, em três aspectos. “Há a contribuição para a economia, onde o Estado economiza ao consertar equipamentos que seriam descartados, o que resulta também em poupar o meio ambiente”, destaca. “O Estado ganha quando seus bens são recuperados e devolvidos ao uso, evitando novas compras e gerando economia”, avalia a secretária da Sead.

Foto: Gabriel Retondano / Sead

Inês Carolina Simonetti ressalta ainda que a principal contribuição da parceria com a Seap e com o Cetam é a social. “São vidas resgatadas. Os alunos passam a ter uma nova oportunidade de vida, de mudar condutas. Os apenados aprendem uma profissão e poderão ganhar o seu sustento e o de sua família”.

Transformar – O projeto, criado em 2018, utiliza boas práticas da logística reversa e visa o desenvolvimento sustentável através de parcerias colaborativas entre órgãos da administração. É oferecida qualificação técnica a apenados do sistema carcerário e o novo ofício auxilia a reintegração social. Bens móveis públicos são recuperados e reutilizados, reduzindo o gasto público e prolongando a vida útil dos mesmos, diminuindo o impacto ambiental.

Em 2019, o Transformar trouxe uma economia de mais de R$ 317 mil ao Governo do Amazonas por meio da recuperação de 201 equipamentos restaurados.