PARCERIA SEAD E FUNDAÇÃO DO ÍNDIO CRIA CURSOS DE EMPREENDEDORISMO SUSTENTÁVEL INDÍGENA

O Governo do Amazonas, por intermédio da Secretaria de Administração e Gestão (SEAD), inicia, na manhã desta sexta-feira (25), o Programa de Desenvolvimento para a Educação Indígena, realização da Escola Governar em parceria com a Fundação Estadual do Índio (FEI). A aula magna será no auditório Jorge Bonates, localizado na Avenida Mário Ypiranga, 3288, Parque Dez (sede da SEAD), a partir das 10h.

O programa tem como objetivo formar, capacitar e aperfeiçoar comunidades indígenas para o fortalecimento de uma sociedade sustentável. Por isso, prevê inicialmente a implementação de cinco cursos nas áreas de inovação, finanças e empreendedorismo. O primeiro curso será o de “Empreendedorismo Sustentável”, com duração de três dias, onde os participantes aprenderão conceitos sustentabilidade empresarial, aplicando cada novo conhecimento na criação de atividades empreendedoras. Segundo a coordenadora da Escola Governar, Priscilla Atala, um dos objetivos é fazer com que os alunos indígenas atrelem seus conhecimentos tradicionais e a própria cultura aos seus produtos. “O importante não será somente produzir um produto, mas quase que contar a história da própria cultura naquele produto”, enfatiza a coordenadora.

A aula magna da sexta-feira contará com a palestra “Empreendedorismo Sustentável”, proferida pela secretária titular da SEAD, Angela Bulbol de Lima. A solenidade também contará com a apresentação do coral Porantin, formado por crianças da aldeia Wateama, da etnia saterê-mawe, e também com a presença da cantora Djuena Tikuna, que irá cantar o Hino Nacional na língua indígena.

Destinada a capacitar o servidor público estadual, a Escola Governar expande seu atendimento com esse Programa de Educação Indígena. Essa é uma realização que atende uma demanda apresentada pela FEI que procurou a SEAD pela sua expertise em gestão de pessoas, o que inclui a prática da formação do servidor. Usando os mesmos moldes que servem para a formulação das atividades afins, voltadas para o servidor público, é como a Escola Governar vai executar os cursos a título de colaboração para a população atendida pela FEI. “Todos os professores instrutores dos cursos serão voluntários, não tendo custos financeiros com essas atividades. O que vamos arcar é somente com o planejamento e a coordenação do conteúdo”, explica Priscilla Atala. O programa de apoio à capacitação da população indígena, em parceria com a FEI, foi uma das ações anunciadas no início de Março deste ano, pela secretária da SEAD, Angela Bulbol de LIma, na apresentação da Política de Gestão de Pessoas do Governo do Estado (foto). 

A Secretária da SEAD, Angela Bulbol de Lima, e o Presidente da FEI, Amilton Gadelha, falaram sobre a parceria:

 

Escola Governar

A Escola Governar: Inovação em Governo do Amazonas foi criada, oficialmente, pelo Governo do Amazonas pelo decreto 38.979 publicado no Diário Oficial do Estado do dia 13 de abril deste ano, consolidando a evolução da antiga Escola de Serviço Público do Estado (ESPEA). A nova unidade faz parte da estrutura da Secretaria de Administração e Gestão (SEAD) e tem como principal finalidade implementar as políticas de desenvolvimento e valorização do servidor público.

Entre as atividades previstas pelo decreto, a Escola Governar deverá coordenar e oferecer uma programação de eventos de treinamento, capacitação e aperfeiçoamento dos servidores públicos do Poder Executivo Estadual. Isso inclui cursos de educação profissional, por exemplo, de forma a priorizar as necessidades de cada órgão (secretarias, autarquias e fundações), apontadas pelos seus respectivos representantes. São os agentes de treinamento, já devidamente listados e indicados no site www.escolagovernar.am.gov.br.