PROGRAMA VAI INCENTIVAR RELAÇÃO ‘PLENA’ DE SERVIDOR PÚBLICO COM O MEIO AMBIENTE

O Governo do Estado do Amazonas, em consonância com o que dispõe a Lei nº 1.532, de 06 de julho de 1982, que disciplina a Política Estadual de Prevenção e Controle da Poluição, Melhoria e Recuperação do Meio Ambiente e da Proteção aos Recursos Naturais, apresenta o PROGRAMA VIDA EM PLENITUDE. O lançamento do Programa Vida em Plenitude acontecerá às 10 horas desta sexta-feira (29), no Auditório Jorge Bonates, localizado na SEAD, na Av. Mário Ypiranga, 3280 – Parque Dez de Novembro, zona Centro-Sul de Manaus. 

O SER HUMANO E O PLANETA

O ser humano e os demais seres vivos podem viver em plenitude sem que haja uma relação harmoniosa com a Natureza?

Kloetzel (1998) define Meio Ambiente como sendo o “conjunto de soluções, leis, influências e infraestruturas de ordem física, química, biológica e psíquica, que permite, abriga e rege a vida (e ainda, a qualidade de vida e o bem-estar do cidadão) em todas as suas formas”.

No decorrer da história da humanidade, a relação entre ser humano e o meio natural que o cerca foi no sentido da habitação e subsistência. Mas com o tempo, esta relação se complicou pela busca incessante pela dominação econômica, por acesso a bens de consumo, pela produção em larga escala, somada ao elevado nível de crescimento populacional, altos índices de desperdício e as múltiplas formas de poluição que produziram uma enorme devastação dos recursos naturais.

Leff (2001) fala sobre a impossibilidade de resolver os crescentes e complexos problemas ambientais e reverter suas causas sem que ocorra uma mudança radical nos sistemas de conhecimento, dos valores e dos comportamentos gerados pela dinâmica de racionalidade existente, fundada no aspecto econômico do desenvolvimento.

Ao nos falar, há mais de dois mil anos passados, que “Eu vim para que todos tivessem vida e vida em plenitude” – João 10,10, Jesus já nos afirmava que, para que pudéssemos viver em felicidade, era necessário conhecer e honrar as leis naturais que regem as nossas relações com o Universo que nos envolve, pois quando harmoniosas e equilibradas, Dele recebemos a luz, a água, o ar e todos os demais elementos necessários a uma vida plena e satisfatória.

O PROGRAMA VIDA EM PLENITUDE é um convite à mudança de comportamento individual e institucional que gere uma nova dinâmica na relação do ser humano com o meio que o cerca, ou melhor, com o meio onde ele se insere: a casa, o trabalho, locais de lazer, as ruas que percorre, o bairro que mora e por onde transita, a Cidade que habita, o transporte com o qual se locomove, a comida que o alimenta, a floresta com sua biodiversidade, a energia elétrica, a água tratada e dos mananciais, o ar, o solo, enfim… TUDO!

Este é um convite a nos sentirmos novamente inteiros, completos, totais e integrais, vivendo em PLENITUDE.

COMO SERÁ IMPLANTADO O PROGRAMA

Será criado um Comitê Gestor do Programa, com a função de estudar, propor a instituição e acompanhar Projetos que viabilizem a sua plena implantação.

Para efeito de execução, os projetos deverão sempre ser desenvolvidos em duas linhas: cidadão e servidor (que também é um cidadão). Assim, as responsabilidades pela implantação dos Projetos, em cada linha de ação, caberão à:

 – SECRETARIA ESTADUAL DE MEIO AMBIENTE – SEMA – ações voltadas para os cidadãos;

– SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO – SEAD – ações direcionadas à mudança de comportamento dos servidores a partir do seu ambiente de trabalho.

 

Conheça os detalhes do Programa: