Protagonismo feminino: mulheres são maioria no serviço público do Governo do Amazonas

Fotos: Arthur Castro e Tácio Melo/Secom

Elas representam 55,1% do efetivo de servidores e são linha de frente em diversas áreas

Com histórias marcantes em todos os segmentos do Governo do Amazonas, as mulheres têm exercido papéis fundamentais para garantir atendimento à população e melhorias na gestão pública. De acordo com a Secretaria de Administração e Gestão (Sead), atualmente o Estado tem 83.671 servidores públicos ativos, e destes 46.111 são mulheres, representando 55,1% do efetivo.

O governador Wilson Lima destacou a importância do trabalho das mulheres no serviço público e a representatividade feminina na titularidade de pastas da esfera estadual.

“No nosso governo, 14 mulheres ocupam postos estratégicos. Postos como, por exemplo, a Delegacia Geral, que nunca tinha tido uma mulher como titular, e hoje nós temos a doutora Emília. São muitos os exemplos de comprometimento e também de respeito que a gente tem pelas mulheres. E a gente faz isso no dia a dia. Essa é uma prática no nosso governo, de respeito e reconhecimento”, enfatizou o governador.

No projeto RespirAR, coordenado pela Fundação Amazonas de Alto Rendimento (Faar), a supervisora Ingrid Bento fala sobre o crescimento profissional dela no serviço público do Governo do Amazonas.

“Eu passei no processo seletivo como professora de Educação Física, e desde o início do projeto tenho atuado na área de educação física, que é a minha formação. Com o decorrer do tempo foi surgindo a oportunidade, até que eu assumi a supervisão e hoje faço parte da gestão”, explicou Ingrid Bento.

Fotos: Arthur Castro e Tácio Melo/Secom

Segundo a Sead, mais de 10 mulheres assumem titularidades em pastas do Estado, sendo elas: Kuka Chaves, titular da Secretaria de Educação e Desporto; Josi Gomes, secretária de Comunicação Social (Secom); Mirtes Salles, na Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc); Alessandra Campêlo, na Assistência Social (Seas); e Kathelen Braz, secretária executiva do Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS).

Elas também são representantes de fundações e instituições: Andreza Souza, presidente da Amazonprev; Maria de Jesus Lins, presidente da Junta Comercial do Estado do Amazonas (Jucea); Emília Ferraz, delegada-geral da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM); Tatyana Amorim, na Fundação de Vigilância em Saúde Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP); Maria do Perpétuo Socorro, na Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam); Márcia Perales, na Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapeam); Michelle Bessa, na Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS); Markilze Pereira, secretária particular; e Lúcia Carla Gama, chefe de gabinete.

Sobre a atividade que exerce, a supervisora do Respirar fala sobre o sentimento de ser mulher e fazer parte do time de profissionais.

“Acho que a palavra que mais me define é gratidão. Gratidão por ter atuado na linha de frente e gerenciar as turmas nas atividades físicas e ver, através das atividades físicas, muitos resultados satisfatórios”, enfatizou a profissional.

Valorização – Desde o início da gestão em 2019, o governador Wilson Lima lançou projetos para benefícios dos servidores, concedeu reajustes salariais, reajuste da Lei n° 3.510 para garantir aposentadoria digna aos servidores, dentre outras medidas em prol dos servidores do Estado.

Fotos: Arthur Castro e Tácio Melo/Secom