QUER FALAR BEM EM PÚBLICO? CONFIRA 7 DICAS

Dizem que sete é o número da perfeição, então o psicólogo e psicanalista Eraldo Melo resolveu separar sete dicas importantíssimas para você falar bem em público e deixar de lado aquele seu amigo tenebroso: o medo.

1- Todo falar em público requer treino: Assim como ninguém nasce bom em tocar violão, ser engenheiro ou em ser psicólogo. Tudo isso, nós aprendemos através do treino. Se você deseja falar bem em público, precisa dedicar muitas horas da sua vida a treinar. Você pode treinar suas palestras sozinho, em frente a um espelho, se gravando para corrigir os erros e, até mesmo, com uma plateia de amigos.

2- Confie em si mesmo: Desenvolva sua autoconfiança, tenha pensamentos positivos e acredite em suas capacidades e conhecimentos sobre o assunto que irá apresentar. Programe-se mentalmente para ter êxito e sair-se bem na frente de todos.

3 – Postura é comunicação: Você vai se tornar a própria comunicação, portanto temos a ideia de que falar bem em público é, simplesmente, ter uma boa oratória, mas sua postura, gestos e feições são importantes para o que está dizendo. Nosso corpo fala e muito, nós precisamos aprender como usar essa comunicação para sermos ainda mais impactante para o público. Uma postura muito dura, por exemplo, pode transmitir tensão.

4- Tenha bom-humor, nada muito formal: Conheça bem o público. Procure a técnica mais adequada para manter o contato com o público, tente interagir com as pessoas da plateia e seja simpático e dinâmico.

5- Use recursos para potencializar a sua apresentação: Slides, microfone, apostilas, seja lá como for o seu material, construa sua apresentação de forma coesa, seguindo uma ordem com apresentação, desenvolvimento e conclusão. Isso é fundamental para não perder o foco, manter-se seguro e conseguir dar uma sequência lógica em sua explanação.

6- Não seja só sorrisos, aja naturalmente: Procure trabalhar nos pontos citados, mas de forma natural. Não tente copiar a maneira de alguém falar, por exemplo. O público está com os olhos fixos em você e será perceptível se for algo forçado.

7 – Fale com boa intensidade e velocidade: Não seja lento, mas também não seja rápido demais. Mantenha um ritmo de maneira que o público entenda exatamente o seu ponto de vista. Seja claro e objetivo, sem muitos rodeios, isso pode causar enfado nas pessoas.

 

Este conteúdo foi retirado do site ADMINISTRADORES.COM. Clique Aqui e confira na íntegra.