SAMUEL HANAN ABRE CURSO DA SEAD FALANDO DE “ECONOMIA x POLÍTICA”

Em um final de tarde com frases fortes e números ricos sobre a situação socioeconômica do Brasil, o engenheiro e consultor empresarial amazonense, atual chefe do Escritório da Representação do Governo do Amazonas em São Paulo, Samuel Assayag Hanan, proferiu a Aula Magna do Curso de Aperfeiçoamento em Administração Pública com Foco em Inovação, o primeiro evento de capacitação da recém criada Escola Governar pela Secretaria de Administração e Gestão (SEAD). “A grande razão da enorme injustiça social no Brasil é a taxa tributária. Nós (Brasil) fazemos a tributação em cima do consumo. E quanto se tributa consumo e não se tributa renda, isso se leva à enorme injustiça social”, disse Hanan para uma plateia formada por profissionais de diversas áreas, na sua maioria, gestores públicos, incluindo os selecionados para o curso. A aula foi realizada no Teatro Jorge Bonates,sede da SEAD, no final da tarde desta sexta-feira (24), e foi intitulada “Economia versus Política”.

Na abertura do evento, a secretária da SEAD, Angela Bulbol, falou aos presentes que “ esse curso atende a uma expectativa de olhar o futuro, preservando a memória, mas acima de tudo investindo pesadamente em conhecimento. Excelência, racionalidade e responsabilidade econômica, são esses os nossos valores”, completou.

Secretária da SEAD, Angela Bulbol.

A titular da SEAD declarou, também que o foco do trabalho é único: “soerguer o espírito público, num compromisso com resultados visíveis e acima de tudo impactando na vida das pessoas”.

Na conclusão, o palestrante, que foi vice-governador do Amazonas (1999-2002), entre outros cargos públicos estaduais, listou as suas sugestões para a retomada do crescimento econômico do Estado. Em resumo, foram: reduzir a tributação sobre o consumo, reformar a Previdência, cobrando com mais eficiência seus maiores devedores, e revogar a Lei Complementar nº 160, de 07.08.2017, do Governo Federal, que legaliza os benefícios fiscais concedidos pelos Estados brasileiros sem a autorização do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), lei sobre a qual Hanan teceu severas críticas pois, segundo ele, é ilegal e fere os preceitos legais que protegem aa Zona Franca de Manaus.

O vídeo com os principais trechos da fala de Samuel Hanan estará disponível no site da SEAD, postado no espaço ESCOLA GOVERNAR, a partir desta segunda-feira (27), meio-dia.