Sead reforça a importância das capacitações dos servidores públicos e lembra o prazo limite para solicitações

Termina no próximo dia 4 de fevereiro o prazo limite para que os 65 órgãos e entidades do Governo do Amazonas, da administração direta e indireta, enviem à Secretaria de Estado de Administração e Gestão (Sead) as necessidades de capacitação e desenvolvimento de competências de seus servidores, com foco na inovação do serviço publico. O serviço é oferecido pela Escola Governar, braço da Sead que implementa políticas de desenvolvimento de pessoal e valorização dos servidores públicos.

O Estado reúne, atualmente, 78,2 mil servidores ativos e 28 mil inativos, um corpo significativo que requer constante aperfeiçoamento e desenvolvimento, visando um melhor atendimento à sociedade e melhor qualidade de vida, no caso dos inativos. “Nossa meta é oferecer qualificação para todos os servidores, desde o quadro de estatutários até o de inativos; de treinamento mais básico até os MBAs, que já estão sendo realizados”, disse a secretária da Sead, Inês Carolina Simonetti.

A partir de suas necessidades, os órgãos e entidades devem acessar a plataforma educacional da Escola no endereço www.escolargovernar.am.gov.br, na aba Atividades Oferecidas, seguida do card Levantamento de Necessidades de Treinamento e Desenvolvimento – LNTD 2019, e preencher o formulário. Caso o usuário não possua um perfil cadastrado, pode clicar em Atividades Oferecidas e em seguida no botão “Acessar como Visitante”.

O serviço está disponível para o poder público estadual desde o dia 23 de janeiro. Até a manhã desta terça-feira (29/01), pelo menos 229 solicitações já haviam sido feitas. As áreas mais demandadas são: planejamento estratégico e governança, orçamento e finanças, gestão estratégica de pessoas, gestão da cadeia de suprimentos, tecnologia da informação e comunicação organizacional.

A partir das demandas a Escola Governar vai compor o planejamento/2019 com um catálogo de cursos, oficinas, palestras, workshops, treinamento, aperfeiçoamento e pós-graduação (especialização e MBA). Até agora, as modalidades mais pedidas são cursos, treinamentos e Ensino à Distância (EaD).

Plataforma – Após a conclusão do planejamento do catálogo de treinamento e capacitação, a Escola Governar vai abrir inscrições no ambiente virtual de aprendizagem, para o acesso de todos os servidores cadastrados. Essa plataforma será utilizada também nas atividades de educação à distância. Em 2018 a Escola Governar realizou parceria na categoria EaD com a Escola Nacional de Administração Pública – ENAP e Empresa instituto Superior de Informação Continuada LTDA-ISFC (Infoco Policivicas).