SEAD REÚNE COM BOMBEIROS E PC NO PLANEJAMENTO DA OPERAÇÃO PARINTINS

A Secretaria de Administração e Gestão (SEAD) voltou a reunir órgãos que vão atuar em Parintins durante o festival folclórico que vai do dia 29 de junho ao dia 1º de julho. Dessa vez, representantes da Polícia Civil e Corpo de Bombeiros foram recebidos pela secretária titular da SEAD, Angela Bulbol de Lima.

O objetivo da reunião foi organizar as necessidades operacionais dessas instituições para deslocamento de pessoal e equipamento para Parintins durante a Operação Parintins que envolve todas as ações de segurança e outros serviços públicos. A SEAD é a responsável pela gestão dos gastos públicos com diárias, passagens aéreas ou fluviais, além dos gastos com combustíveis para a frota de veículos e embarcações oficiais.

O Corpo de Bombeiros deverá levar uma tropa de 125 homens além de equipamentos para operações em terra, ar e na água. Segundo o comandante do Corpo de Bombeiros do Amazonas, Cel QOBM Mauro Freire, as maiores ocorrências durante o festival são afogamentos, acidentes de trânsito envolvendo motos e pequenos incêndios em residências. Para isso, eles estão prevendo levar 22 viaturas, incluindo o auto-tanque com capacidade para 15 mil litros d’água. Com todo este aparato, o gasto com diárias de pessoal e combustíveis deve ser planejado antecipadamente e controlado. “Quem ganha é a comunidade, o governo, ganha Parintins, se antecipando aos fatos e fazendo o planejamento integrado com todo o sistema de segurança e isso pra nós é gratificante”, frisou o comandante Mauro.

A Polícia Civil, representada pelo Delegado Geral Mariolino Brito, informou que deverá manter o mesmo efetivo de homens e equipamentos do ano passado. Pelo menos 10 viaturas da PC deverão sair de Manaus, mas o gasto com combustíveis vai incluir as 4 viaturas da equipe de Parintins. Mas uma das novidades, com as reuniões prévias com a SEAD é de que os valores das diárias de viagens deverão cair na conta dos servidores antes deles partirem pra a missão no festival. “ O planejamento antecipado vai fazer com que façamos os ajustes que se tornem necessário e com certeza fazer um grande festival”, avalia o delegado Mariolino Brito.

A secretária da SEAD informou ainda que todas as secretarias e órgãos envolvidos no festival deverão entregar as listas de pessoal convocado para que as diárias sejam liberadas o quanto antes. E as cotas de combustíveis serão informadas individualmente por viatura, incluindo as embarcações, como as lanchas dos Bombeiros, por exemplo. O acompanhamento do abastecimento que será feito em Parintins será feito por uma equipe de servidores da SEAD do Departamento de Gestão de Frota. “A SEAD tem por missão, aqui, facilitar o trabalho das secretarias que vão trabalhar em Parintins, fazendo a gestão dessa parte de diárias, passagens e dos combustíveis, dando o suporte tecnológico para que o planejamento esteja todo sob controle e consolidando uma gestão de gastos públicos equilibrada e cumprindo seu papel com a sociedade”, declarou Angela Bulbol de Lima.