À frente do Consad, titular da Sead Amazonas lança Plataforma de Transformação Digital em Brasília

Presidente do Conselho para 2023/2024, Fabrício Barbosa lançou plataforma que irá guiar “100 Ações de Governo Digital para 100 dias de Governo”

Tendo à frente o titular da Secretaria de Administração e Gestão do Amazonas (Sead Amazonas), Fabrício Barbosa, presidente do colegiado para o biênio 2023/2024, o Conselho Nacional de Secretários de Administração (Consad) lançou, nesta terça-feira (07/02), em Brasília, a Plataforma de Transformação Digital para guiar “100 Ações de Governo Digital para 100 dias de Governo”. O Consad reúne representantes de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal.

A plataforma (http://plataformagtd.consad.org.br/) é uma iniciativa do Grupo de Transformação Digital dos Estados e DF – GTD.GOV (Consad) e de uma rede de mais de mil especialistas e servidores públicos de todo o país, em parceria com o Centro de Liderança Pública (CLP) e da Microsoft Brasil. O evento de lançamento foi realizado em parceria com o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), Microsoft Brasil e CLP.

O GTD.GOV é uma rede nacional que reúne especialistas em transformação digital dos governos estaduais e distrital, criada em 2019 pelo Consad e pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep-TIC). Dentre as competências do Grupo, a principal é a de articular discussões para fortalecer a priorização e a implementação de políticas públicas de transformação digital no Brasil.

“O que objetivamos é proporcionar melhores serviços públicos no Brasil. Entregamos esta primeira versão de um projeto com potencial gigantesco para avançar e ser prioritário ao longo do ano de 2023”, destacou Fabrício Barbosa. “É uma oportunidade de conhecer desafios e informações para subsidiar as agendas de governo, com foco no governo digital que melhore a vida das pessoas”.

O secretário de Governo Digital do MGI, Rogério Mascarenhas, destacou que a agenda de transformação digital transcende governos. “O ambiente de boas práticas e orientações deve ser explorado por estados e municípios. Devemos fazer uso de experiências exitosas para evoluir e transformar nossas administrações visando a prestação de serviços de qualidade, com foco no cidadão”, assinalou.

O diretor-presidente do CLP, Tadeu Barros, destacou que a união de forças foi fundamental para a criação do ambiente colaborativo de transformação digital. “Temos agora uma rede conectada, mais coordenada e que irá promover transformações locais com mais celeridade e capilaridade”, disse.

Além de Rogério Mascarenhas e Tadeu Barros, participaram da live de lançamento da plataforma Wesley Vaz, auditor-chefe de Governança e Inovação do Tribunal de Contas da União (TCU); Ronan Damasco, diretor nacional de tecnologia (National Technology Officer) da Microsoft Brasil; e Leandro Victorino, presidente da Abep-TIC.

Interessados podem assistir à live de lançamento da Plataforma de Transformação Digital por meio do link https://www.youtube.com/watch?v=yDtT_LkYmyI.

Fotos: Divulgação/Consad e Gabriel Retondano/Sead Amazonas

Conselho

O Consad é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, com sede em Brasília. Em todas as suas frentes de trabalho, atua na promoção de melhorias na gestão pública com foco em resultados e voltados para o bom atendimento ao cidadão.

Criado em 2000, o Conselho se fortaleceu ao longo dos anos, pautado por um ambiente de trabalho plural e multipartidário, propício ao debate e ao desenvolvimento da administração pública estadual, mantendo espaços permanentes de troca de experiências e de discussão sobre boas práticas de gestão pública.

Os secretários de Estado de Administração do país promovem encontros periódicos, visando a troca de experiências e a busca de soluções criativas para o aperfeiçoamento da gestão pública no Brasil.