COMO DEIXAR O CLIMA MAIS HARMONIOSO, NO SEU LOCAL DE TRABALHO

A presença de um clima organizacional harmonioso é essencial para toda empresa que pretende satisfazer as expectativas de seus clientes. Para conquistá-los, é preciso conquistar as pessoas que cuidam deles. Se os colaboradores se consideram importantes, eles colocam o cliente em primeiro lugar.

Os programas de qualidade de vida implantados no Brasil estão entre os mais completos, pois oferecem ações psicossociais, de saúde física e mental, culturais, de cidadania e ambientais, de modo a integrar mente, corpo e espírito, tornando o ambiente de trabalho mais saudável.

Veja, a seguir, algumas ações que asseguram o bem-estar dos colaboradores.
Benefícios individualizados

O colaborador deve ter a possibilidade de optar pelo benefício que seja de seu interesse. Um profissional em início de carreira, por exemplo, tem mais interesse em ferramentas de desenvolvimento complementares, como cursos de pós-graduação e MBA. Ao permitir a escolha do benefício, a organização demonstra que se preocupa com as particularidades de cada indivíduo do seu time.
Visita de familiares

Quando os parentes dos colaboradores conhecem o seu local de trabalho, aproximam-se da empresa e compreendem melhor as tarefas desempenhadas pelo colaborador.
Programas de ginástica

A empresa pode utilizar ferramentas ligadas aos programas de ginástica laboral, estética e outras que incentivem a prática de exercícios físicos.
Programas sociais

A organização pode apoiar e estimular projetos sociais que contribuam para o desenvolvimento da comunidade próxima.
Flexibilização de horários

Algumas empresas não realizam reuniões às segundas-feiras pela manhã, limitam o horário máximo de saída e promovem flexibilizações que contam com a simpatia dos colaboradores.

Essas medidas reduzem os fatores causadores de estresse, melhoram o desempenho de todos os envolvidos no negócio e preservam um bom clima organizacional. Empresas que oferecem um bom ambiente de trabalho são mais valorizadas por seus clientes e têm mais chances de reter seus talentos.

 

Este texto foi retirado do site do SEBRAE Nacional. Link: https://goo.gl/TS7uf2