FAMÍLIAS DA ARTHUR BERNARDES VOLTARÃO A TER O ALUGUEL SOCIAL OU A INDENIZAÇÃO PELO IMÓVEL PERDIDO NO INCÊNDIO DE 2012

Moradores da comunidade Arthur Bernardes, que voltaram a ocupar a área destruída pelo incêndio ocorrido em novembro de 2012, receberam, na manhã desta quarta-feira (5), a resposta do Governador do Amazonas, professor José Melo, de que o Estado vai voltar a pagar o aluguel social, para famílias que optaram por esperar uma unidade habitacional do Estado, e vai pagar a indenização para as outras que preferiram receber o dinheiro pelo imóvel destruído. A informação foi repassada, em reunião com os representantes da comunidade, pela Diretora- Presidente da Suhab, Indra Mara Bessa, e pelo secretário Sílvio Romano, da Secretaria de Administração e Gestão (Sead). O montante de indenizações a serem pagas será de R$ 4,9 milhões, dinheiro que sairá direto do tesouro estadual.

Segundo dados da Superintendência de Habitação do Amazonas (Suhab), quando o incêndio aconteceu, 568 famílias estavam cadastradas como moradoras daquela área, que já havia sido incluída no Programa de Saneamento dos Igarapés de Manaus (Prosamin). No início de 2016, haviam 485 famílias da Comunidade Artur Bernardes, cadastradas na Suhab e recebendo bolsa moradia transitória. Destas, 138 receberam unidades habitacionais e 129 as indenizações devidas, restando atualmente apenas 218 famílias. Agora o Governador autorizou o pagamento das indenizações para mais 128 famílias e a continuar com o pagamento do bolsa moradia transitória para 90 restantes q optaram por unidade habitacional. Tudo deverá ser pago, pelo Governo do Estado, até o dia 28 de abril.

“A gente está confiante de que, até o dia 28, sairá realmente essas indenizações e o pagamento do aluguel social para quem vai ficar aguardando a propositura do governo de alocar as 90 famílias com moradias. A questão da ocupação, a gente vai conversar com os moradores pra desocupar o local”, disse o presidente de Associação Moradores da Comunidade Arthur Bernardes, Leonardo Farias. Ele e mais quatro representantes da comunidade participaram da reunião.

Assista à entrevista que o presidente da Associação dos Moradores deu à Assessoria de Comunicação da Sead:

O prazo do dia 28 foi acordado entre comunitários e os secretários de Estado, considerando os feriados que acontecerão nas próximas duas semanas. Para o secretário da Sead, Sílvio Romano, os pagamentos podem acontecer até mesmo antes do prazo estipulado. A contrapartida pedida aos comunitários foi a desocupação imediata do terreno. “Tenho a certeza de que o compromisso vai ser cumprido 100% pelo Estado. Vamos estar acompanhando para que possamos ajudar para que tudo saia o mais rápido possível”, concluiu Sílvio Romano.

A presidente da Suhab considerou uma vitória pela rapidez com que o Governador José Melo atendeu à reivindicação dos comunitários. “Até ontem, nós não tínhamos uma resposta em concreto, mas chegou ao final da manhã de hoje (quarta-feira), já tínhamos conseguido uma resposta. Governador ligou pessoalmente ao secretário da fazenda e disse que estava liberando R$ 4.9 milhões para o pagamento das indenizações e o retorno do aluguel social”, informou Indra Mara Bessa.