Fapeam e Sead reúnem-se para tratar de parcerias e buscar soluções inovadoras a processos de gestão estadual

Foto: Érico Xavier – Decon/Fapeam

Gestores da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) e da Secretaria de Administração e Gestão do Estado do Amazonas (Sead) reuniram-se, nesta terça-feira (28/2), na sede da Fapeam, para alinhar parcerias a projetos de gestão que visam a inovação de serviços públicos.

Participaram do encontro pela Fapeam a diretora-presidente, Márcia Perales Mendes Silva, a diretora Técnico-Científica, Márcia Irene Mavignier, o assessor jurídico, José Dantas Cyrino, e a diretora Administrativo-Financeira, Maria Raizidora Zurra. Pela Sead, o secretário Fabrício Rogério Cyrino Barbosa e o chefe do Arquivo Público do Estado do Amazonas (Apeam/Sead), Marcelo Araújo.

A “Política Administrativa do Estado do Amazonas: Gestão Governamental e Memória Institucional no período de 1846 a 1930”, que será executado pela Sead, com o apoio da Fapeam por meio da Resolução Nº 022/2022, do Programa Pró-Estado, foi um dos pontos de pauta.

A proposta visa conhecer a política administrativa do Estado do Amazonas e a atuação das instituições, por meio da análise e tratamento técnico adequado do patrimônio documental do Amazonas, no período de 1846 a 1930, custodiado no Arquivo Público do Estado, para assim preservar e dar acesso à memória institucional e administrativa do Amazonas.

A proposta busca estimular pesquisas científicas e novos trabalhos acadêmicos, como artigos, dissertações e teses de doutoramento, a partir da organização, descrição, contextualização da produção documental e difusão de fontes históricas imprescindíveis para o entendimento dos acontecimentos e relações sociais e seus impactos na região, tanto para consulta presencial quanto para acesso remoto.

Durante o encontro também foi discutida a preservação e tratamento técnico do patrimônio documental do Amazonas que tornará a instituição um espaço de formação permanente de estudantes, professores, pesquisadores acadêmicos e cidadãos interessados na história do Estado.

Por: Valdete Araújo – Decon/Fapeam

Fonte: Site da Fapeam