Palestra sobre envelhecimento e felicidade marcam abertura do Programa Vida Ativa

 

Os servidores do Estado em fase de pré-aposentadoria terão 16 atividades voltadas para a qualidade de vida ao longo de 2019. Teve início, na manhã desta segunda-feira (6/5), as ações do Programa Vida Ativa para este ano. O programa é realizado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Administração e Gestão (Sead). A abertura contou com a presença de servidores de diversos órgãos que fazem parte do Governo do Amazonas.

O Vida Ativa faz parte das ações do programa de valorização do servidor, coordenado pela Escol Governar da Sead. “A Escola Governar é voltada para a formação e capacitação do servidor. Tem parceiras com diversos órgãos como a Funati (Universidade Aberta da Terceira Idade (UNATI)”, destacou o secretária da Sead, Inês Carolina Simonetti.

O diretor-presidente da Funati, o médico gerontologista Euler Ribeiro, palestrou durante a abertura do programa. Com o tema Envelhecimento e Felicidade, Ribeiro falou sobre uma pesquisa realizada em Maués, interior do Amazonas. Esse estudo mostrou que as pessoas são mais longevas nesse município em relação ao restante do país.

“Em Maués, 1% da população tem mais de 90 anos. A média mundial é 0,5%. Levei pesquisadores nacionais e internacionais para Maués e descobrimos que 60% da população com 70 anos ou mais uma proteína no DNA que garante a longevidade”, disse. Além da genética, outros fatores contribuem para a longevidade e eles estão ligados a hábitos saudáveis. “É importante ter boas noites de sono, fazer atividade física e ter uma boa alimentação”, disse o médico.

O programa – O Vida Ativa, quinzenalmente, realiza oficinas e palestras para servidores em fase de pré-aposentadoria. Os temas, na maioria das vezes, são voltados para o empreendedorismo. Há oficinas de computação, artesanato e reciclagem, por exemplo. E, ainda, cuidados com a alimentação e gestão financeira. As inscrições podem ser feitas para plataforma da Escola Governar (www.escolagovernar.am.gov.br).

Dr. Euler Ribeiro, Presidente da Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade – FUnATI