SERVIDORES ADEREM À CAMPANHA DE DOAÇÃO DE SANGUE NA SEAD

Servidores públicos, lotados em vários órgãos estaduais, estão participando, na manhã desta terça-feira, de um mutirão de doação de sangue organizado pelo Departamento de Desenvolvimento de Pessoas (DDP) da Sead. A ação está sendo realizada na sala de treinamento na sede da secretaria por uma equipe de coleta do Hemocentro do Amazonas (Hemoam).

Para doar sangue a pessoa precisa preencher os itens do perfil do doador que, entre outras coisas, exige ter idade entre 16 e 67 anos, ter peso acima dos 50 quilos, ter boa saúde e dormido bem e estar alimentado. A doação dura cerca de dez minutos, seguida de um lanche oferecido gratuitamente.

“O doador precisa passar antes pela triagem, onde será feito um levantamento prévio do estado de saúde da pessoa”, explica a Subgerente de Coleta do Hemoam, Eleonora Araújo (foto abaixo).

Desde o início da manhã, vários servidores procuraram a ação para preencherem o formulário de doação e participar como doador voluntário. Alguns já não são iniciantes na prática. É o caso do servidor Emanoel Gonçalves Guerra (67). Lotado no Instituto de Proteção Ambientam do Amazonas (Ipaam), Emanoel disse que doa há mais de 15 anos. “Tudo começou quando meu filho tinha dois anos de idade e foi acometido de uma doença grave. Fui lá e tive de doar. Hoje, eu sempre faço a doação, independente para quem seja”, declarou o servidor (foto abaixo).

A campanha de doação de sangue faz parte do Programa Bem-Estar do Servidor, lançado no dia 7 de Março pelo Governador do Amazonas, professor José Melo, e coordenado pela Secretaria de Estado de Administração e Gestão (Sead).