Titular da Sead preside 125° Fórum Nacional de Secretários de Administração, em Foz do Iguaçu 

 Neste evento são debatidos os principais temas que envolvem a Administração Pública brasileira e o próximo será no Amazonas, em junho

Foto: Divulgação / Sead

As temáticas sobre transformação digital, governança e inovação no serviço público foram os principais temas debatidos no primeiro dia do 125° Fórum Nacional dos Secretários Estaduais de Administração (CONSAD), em Foz do Iguaçu (PR). O evento segue até esta sexta-feira (03/03). O titular da Secretaria de Administração e Gestão (Sead) do Governo do Amazonas, Fabrício Barbosa, presidente do Consad, é o novo presidente do Consad, eleito em 2022.

A programação contou com a participação de secretários do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e vários nomes do cenário nacional discutindo temas diversos como “Construção de uma proposta de Transformação do Estado”, “A Nova Lei de Licitações”, “Transformação Digital” e “Construção de uma agenda de Cooperação Federativa em Gestão e Governo Digital”.

O debate sobre os caminhos para um “Brasil Mais Digital: avanços, desafios e próximos passos”, finalizou a programação da quinta-feira (2), primeiro dia, com o representante do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Mariano Lafuente. O BID é importante parceiro do Governo do Amazonas.

“O governo digital é um projeto especial do Governador Wilson Lima, e com o apoio do Prosamin+ e recursos do BID, estaremos transformando a gestão pública no Amazonas. A interação dos membros e especialistas do Consad, permite o debate e a troca de experiência e informações de temas essenciais”, disse Fabrício Barbosa. “Estamos pavimentando os projetos futuros, definindo ações e estratégias para transformar processos e entregar excelência nos serviços aos cidadãos”.

O segundo dia do Fórum será marcado pela apresentação dos novos apoiadores do CONSAD e apresentação do plano de trabalho dos nove Grupos de Trabalho do CONSAD. Por fim, temas como “Centros de gestão integrada para melhoria de governança”, e “Oportunidades envolvendo o hidrogênio renovável” também serão abordados durante o 125º Fórum Nacional CONSAD.