Servidores da Sead participam da campanha de doação de sangue do Hemoam

 

Os servidores da SEAD participaram na manhã de hoje (07/02) da campanha de doação de sangue voluntária “Doe Sangue Regularmente”, do Governo Federal, desenvolvida no Amazonas pela Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam). Organizada pelo Núcleo de Valorização do Servidor, a coleta de sangue foi realizada pela Hemoam, que trouxe até a sede da SEAD o famoso ônibus de doações “o Vampirão”, que recebeu servidores das 8 às 12h.

As doações de sangue têm importância vital para a manutenção da saúde pública e a campanha Doe Sangue Regularmente tem como objetivo estimular os cidadãos a tornarem-se doadores regulares afim de manter os bancos de sangue abastecidos o ano todo, em especial nos períodos de grandes festividades como, por exemplo, o Carnaval.

A campanha de doação do Hemoam é contínua e todas as contribuições são importantes. Você pode se tornar um doador na sede da Fundação, no endereço: Av. Constantino Nery, 4397 – Chapada.

Confira os critérios para doar:

– Ter entre 16 e 69 anos

– Pesar no mínimo 50 kg;

– Estar alimentado, evitando alimentos gordurosos até 3 horas antes da doação;

– Apresentar documento de identificação com foto.

Quem NÃO pode doar:

– Quem teve gripe, febre e resfriado até 7 dias antes da doação;

– Grávidas e mulheres no período pós-gravidez;

– Quem ingeriu bebida alcoólica até 12 horas antes da doação;

– Quem fez tatuagem ou piercing nos últimos 12 meses;

– Quem fez exame de endoscopia nos últimos 6 meses;

– Quem teve hepatite depois dos 11 anos de idade;

– Quem é portador de doenças transmissíveis por sangue: Hepatites B e C, AIDS (vírus HIV), doenças associadas ao vírus HTLV I e II e Doença de Chagas;

– Quem usa drogas ilícitas injetáveis;

– Quem já teve malária.