Curso de Soft Skills ensina como desenvolver habilidades comportamentais no ambiente de trabalho

Foto: André Luiz Nogueira / ESASP / SEAD

Em clima de descontração, a Escola de Gestão e Aperfeiçoamento do Servidor Público do Amazonas – ESASP – concluiu a turma de Soft Skills, na sexta-feira 03 de julho.

O curso, ministrado pela Professora Mestre Fabiane Amaral de Albuquerque, introduziu os participantes no conceito de Soft Skills como sendo as habilidades comportamentais, difíceis de serem mensuradas no âmbito corporativo, contudo, importantes para o desenvolvimento de uma carreira e para o bom desempenho institucional.

De acordo com a coordenadora da ESASP, Ana Virgínia Lemos, as Soft Skills estão se impondo, cada vez mais, como uma necessidade do mundo do trabalho moderno. “Estamos aperfeiçoando o nosso processo de levantamento de necessidades de treinamento e as habilidades de comportamento, desde a interação pessoal até a resolução de problemas complexos, despontam como aliadas importantes para o alcance de resultados eficientes”, acentua.

O curso oferecido pela ESASP trouxe uma abordagem ampla e atual, passando pelo impacto da 4ª Revolução Industrial, no mundo do trabalho, que envolve a internet das coisas e a inteligência artificial. Situou o pensamento analítico, que ganhou força com a cultura de dados, com vista à resolução de problemas complexos. E passou, ainda, por criatividade e inovação, resiliência, tolerância, persuasão, negociação, otimismo, flexibilidade e outros.

Atualmente, segundo a professora Fabiane de Albuquerque, há dezenas de soft skills que podem ser estudadas e desenvolvidas com maior profundidade em treinamentos específicos para cada uma delas.