GOVERNO DO AM APRESENTA POLÍTICA DE GESTÃO DE PESSOAS COM NOVAS AÇÕES DA SEAD

 

O Governo do Amazonas, por intermédio, da Secretaria de Administração e Gestão (SEAD), apresentou, nesta terça-feira (27), a Política de Gestão de Pessoas para o Amazonas – Ações para 2018 (Ano da Reconstrução). A solenidade aconteceu no Auditório da Sede do Governo, Bairro Compensa, zona oeste de Manaus.

(Diretor do Cetam, José Augusto de Melo. Secretária da SEAD, Angela Bulbol de Lima. Diretor da UNATI, Euler Ribeiro)

A professora Angela Bulbol de Lima, secretária de Administração e Gestão, apresentou as ações que nortearão a política do órgão para a capacitação e gestão de pessoas. O primeiro item apresentado foi o Catálogo de Cursos 2018 da Escola Governar: Inovação em Governo do Amazonas, órgão da SEAD destinado à capacitação dos servidores públicos estaduais.

Servidor da terceira idade

Foi apresentado o Programa Vida Ativa: Longevidade com Qualidade, em parceria com a Universidade Aberta da Terceira Idade (UNATI/UEA), que visa orientar os servidores no planejamento para a preparação da aposentadoria no serviço público. O objetivo é proporcionar aos servidores em fase de pré-aposentadoria uma programação estruturada considerando os aspectos emocional, social, saúde, educação e cidadania, a fim de minimizar as consequências do processo de aposentadoria. O público-alvo são servidores Públicos do Estado do Amazonas em fase de pré-aposentadoria

Portal do Servidor

Dentro da premissa de melhorar a gestão de pessoas dentro da Administração Pública estadual, outras ações serão lançadas. A começar pelo aplicativo de telefonia móvel e-Contracheque. A ferramenta vai disponibilizar para o servidor, via celular, o contracheque e a cédula-C. Em uma segunda fase de funcionamento, o aplicativo disponibilizará também dados cadastrais, movimentação de diárias e passagens, além da margem consignada dos vencimentos. Informações importantes para o servidor ter em mãos de maneira fácil e rápida.

Descentralização das ações

Também será lançado o programa SEAD Itinerante. O programa será realizado por meio de visitas em diversos órgãos do Governo e tem como objetivo estreitar a integração entre os servidores públicos do Estado e orientá-los sobre o acesso à rede de serviços SEAD, nas áreas de: gestão de pessoas, folha de pagamento, sistema de diárias e passagens, gastos públicos, patrimônio, processo administrativo disciplinar, junta médico-pericial do Estado, arquivo público e capacitação.

Servidor sendo chamado a participar

O engajamento pessoal do servidor será alvo da campanha “Sou Servidor Consciente” que terá como objetivo divulgar medidas racionais de economia de energia em toda a administração pública do Amazonas.

Ações destinadas aos gestores

Uma das ações apresentadas pela SEAD foi o “Painel Amazonas de gastos públicos”, que é um Sistema de Acompanhamento de Gastos Públicos que, funcionando no modo “dashboard”, vai agilizar o monitoramento de gastos públicos. O sistema explora bases de dados essenciais para o controle dos gastos, como combustíveis, telefonia institucional, diárias e passagens, gastos com pessoal, contratos, entre outros. Outra missão será alertar sobre as transações detectadas como atípicas (por exemplo: gastos com passagens em valores acima da média). Será a base para a implementação da “Sala de Controle” da SEAD.

Aprimoramento de sistemas de pessoal

A SEAD está implantando inovações práticas oriundas sistema PRODAM-RH, criado por esta secretaria e desenvolvido pela empresa Processamento de Dados Amazonas S.A. (PRODAM). O sistema é dividido em 10 subsistemas, denominados módulos, que devem, quando estiverem totalmente implantados, agilizar o controle das ocorrências funcionais dos milhares de servidores públicos do Estado. No dia 26, será lançado o segundo módulo do sistema: Nomeação. A ferramenta facilitará, de maneira automatizada, os processos de nomeação, diminuindo tempo gasto e aumentando o controle administrativo.

Ao falar para os presentes, a Secretária Angela Bulbol de Lima, disse que primeiros resultados já foram alcançados. “Atingimos a evolução  em nossos processos diários e internos, além de altos voos já alçados nos processos externos. Buscamos a celeridade nas ações, servidores capacitados, parcerias, equipes sinérgicas e, mais que isso: a certeza de que o melhor ainda está por vir. Gestão se faz com espírito público, com liderança, suor, transpiração, inspiração e equipe profissional qualificada academicamente – criativa na postura para entender, receber e fazer Inovação para obter resultados estratégicos e criar as saídas da encruzilhada. E hoje, novamente sob a condução do Governador Amazonino Mendes, inauguramos uma nova Fase da Capacitação de Servidores, no âmbito do estado, que se desdobrará em sucessivas etapas que, como o Conhecimento – alma de tudo – não se encerra nunca”, finalizou a secretária da SEAD. 

Foto: Priscilla Atala (Secretária Executiva Adjunta de Gestão de Pessoas), Maria da Glória Vitório (Secretária Executiva), Angela Bulbol de Lima (Secretária da SEAD) e Daniel Armond (Coordenador Executivo do Comitê de Articulação Institucional)

No final, a titular da SEAD agradeceu os parceiros. Instituições de ensino, órgãos e entidades ligadas à capacitação. 

Assista, na íntegra, ao discurso da Secretária da SEAD, Angela Bulbol:

Assista aos depoimentos do Presidente do CETAM, José Augusto de Melo, e diretor da UNATI, médico Euler Ribeiro.